rodion-kutsaev-0VGG7cqTwCo-unsplash 2
editorial

Reportagem da Diadorim e Marco Zero Conteúdo é finalista do prêmio Cristina Tavares de Jornalismo

A reportagem “Com políticas públicas esvaziadas, Pernambuco enfrenta ‘onda de ataques transfóbicos’”, da Agência Diadorim em parceria com a Marco Zero Conteúdo, é uma das finalistas do 26º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, na categoria Profissional Internet. A reportagem é assinada por Camilla Figueiredo, Kleber Nunes e Paulo Malvezzi. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (12).

O texto revelou que desde 2018 os orçamentos da gestão Paulo Câmara (PSB) para políticas públicas destinadas a LGBTI+ foram esvaziados ou contingenciados. O levantamento foi feito através Portal da Transparência do governo estadual, com apoio metodológico da Plataforma Justa.

LEIA TAMBÉM: Falta de recursos para políticas LGBTI+ expõe precariedade da rede em Pernambuco

O apagão no investimento público refletiu no aumento da violência contra essa população. Somente em 2020, a secretaria estadual de Segurança Pública contabilizou 604 casos de lesão corporal dolosa (aumento de 78,7%, em comparação com 2019), 39 homicídios dolosos (aumento de 30%) e 47 estupros (aumento de 104,3%).

O prêmio Cristina Tavares de Jornalismo é realizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (Sinjope) e pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). O resultado da premiação será anunciado em 25 de novembro.

Publicidade

Publicidade

leia+